22/02/2016

Tarte Pastel de Nata





Bom dia de manhã :)
Finalmente, o "regresso"!
Muitos de vós não sabem, mas apesar da culinária ser a minha grande paixão, também faço contabilidade. Um trabalho com prazos rigorosos.
Tive o começo de ano mais atribulado de sempre com trabalho, que, a juntar a outras coisas, me impossibilitou de vir até aqui.

Na verdade, tinha várias receitas já em rascunho, mas para mim ter o blog não é apenas despejar receitas e fotos. Gosto da interacção com cada um, e necessito sempre de tempo para visitar todos os cantinhos. Posto isso, decidi não postar uns tempos ( que deveriam ter sido 2 ou 3 semanas...) mas o trabalho prolongou-se imenso e só desde dia 15 de Fevereiro estou mais "solta" :)

Mas chega de conversa... deixo-vos uma tarte simples e sempre apreciada! Confesso que prefiro pastel de nata individual, o crocante da massa folhada... Mas assim torna-se bem mais prático e consegue ser rainha como sobremesa de um bom jantar!


Ingredientes:

- 1 rolo de massa quebrada / massa folhada - a qual prefiro -

- 250 gr de açúcar
- 250 gr de agua
- 500 gr de leite
- 70 gr de farinha
- 6 gemas
- 1 pau de canela
- 1 casca de limão


Preparação:

Forrar uma tarteira com a massa, picar com um garfo e reservar. Pré aquecer o forno a 200º.

Colocar na bimby todos os ingredientes excepto o pau de canela e a casca de limão e misturar 30 segundos, vel 4.

Colocar a borboleta, acrescentar o pau de canela e a casca de limão e programar 18 minutos, temp 90º, vel 1 1/2.

Despejar por cima da massa folhada, retirando a canela e o limão e levar ao forno cerca de 30 minutos, até que comece a dourar a gosto.


Receita inspirada aqui.

14 comentários:

  1. Que regresso tao docinha, adoro esta tarte e ficou com tao bom aspeto. :-)

    ResponderExcluir
  2. É das sobremesas preferidas do meu marido! Há muito tempo que não faço! Está linda e super apetitosa! O que eu dava por uma fatia! Já tinha saudades das tuas receitas! Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. ¡¡Hola Natacha!! Me alegro que ya estés de regreso y el trabajo te deje hacer algo que también te gusta tanto como tu blog. Y es cierto, hemos coincidido en el pastel, ja, ja. Es una tarta con ingredientes clásicos que siempre serán bienvenidos en casa. Para mi, este pastel es todo una cierto. Besitos.

    ResponderExcluir
  4. Bom 'regresso'! E regresso em grande, com este pastel de nata fantástico :D Nunca falha, tenho de experimentar a receita :)

    ResponderExcluir
  5. Eu também sou como tu, prefiro em dose individual para ter a massa bem crocante mas assim em dose familiar é bem mais rápido e prático e esta está um mimo :)
    Beijinhos, se quiseres vem visitar-me em
    Gulosoqb.blogspot.pt
    Facebook.com/gulosoqb

    ResponderExcluir
  6. Natacha, esta tarta tiene un aspecto maravilloso. Que color tan bonito tiene y seguro que estaba deliciosa. Ideal para las tardes con el café :)

    Besines

    ResponderExcluir
  7. Aqui está a famosa tarte que vi no face e adorrrrrreeeeeeeeeeeiiiiii,....é pena ser feita na bimby :( da maneira tradicional é tudo no tacho no fogão certo?
    Quero experimentar :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Mary olha:
      Num tacho colocar o açúcar, a água, o leite, a farinha e as gemas.
      Triturar bem com a varinha mágica sem fazer espuma.
      Juntar o pau de canela e a casca de limão.
      Levar a lume médio mexendo sempre até engrossar, cerca de 20min..
      Se encaroçar voltar a triturar com a varinha mágica, rejeitando primeiro o pau de canela e a casca de limão.

      Tirei do blog, a fonte que escrevi em baixo ;)

      Excluir
  8. Olá Natacha!
    Eu te entendo perfeitamente, quando eu estava na faculdade não tinha
    tempo para quase nada, mas consegui me formar em pedagogia.
    O seu curso é bem mais puxado, contabilidade é um ótimo curso, sucessos pra ti!
    A sua tarte ficou linda, eu adoraria prová-la!

    Bjs, ótima semana!♥

    ResponderExcluir
  9. Natacha minha linda,
    Que bom que estás de volta. Bem sabes que tinha sentido a tua falta :))
    Adoro pastel de nata, seja em tarte, ou individuais, pois é algo bem português e que me leva sempre de volta a casa e faço semanalmente pasteis de nata, receita minha, que vendo aqui em 2 cafés.
    Ficou linda esta versão grande e já fiz uma vez e depois levou por cima um brûlée e ficou divina.
    Muito obrigada pelas tuas visitas e simpatia de hoje, foi uma barrigada que muito me deixou feliz.
    Um grande beijinho e espero que agora tenhas mais tempo para a tua culinária e posts,
    Lia.

    P.S. - Depois diz-me o que achaste do Seasons...

    ResponderExcluir
  10. Buenos días Natacha y encantado de tu regreso que de nuevo viene con una receta que se ve muy deliciosa, es como un gran pastel de Belém, me encanta ese aspecto tostado!!
    Besos y feliz semana

    ResponderExcluir
  11. Olá, também tenho uma receita semelhante à tua e faz sempre sucesso.
    bjns

    ResponderExcluir

Comentários Verdes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...