22/01/2010

Feijoada de Lulas


Esta feijoada de lulas é algo do outro mundo... uma das minhas comiditas favoritas sem duvida...

Faço-a vezes sem conta, chego até a congelar, para aquelas alturas em que da imensa vontade...

Muitas das vezes é mesmo feita à moda antiga, nos tachos, para render mais em quantidade...

A receita vinha numa revista já ha alguns anos da Mulher Moderna, acabei por ir fazendo modificações ao meu gosto e agora está perfeita!


Ingredientes:

- 400gr de argolas de lulas descongeladas
- 1 lata pequena feijao branco
- 1 lata pequena feijao de manteiga ou encarnado
- 90 gr chouriço ( não chega a metade de um)
- 150 gr cenouras
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- 40 gr de azeite
- 20 gr de margarina
- louro
- 70 gr polpa de tomate
- 60 gr vinho branco
- 40 gr agua
- piripiri
- sal, pimenta, colorau, noz moscada


Preparação:

Coloque no copo a cebola, os alhos e o azeite e pique 6 seg, vel 5. De seguida refogar 5 min, temp 100º, vel 1.

Enquanto isso corte as lulas a seu gosto, e as cenouras e o chouriço as rodelas (aconselho a cortar umas rodelas mais finas e umas mais grossas para ficarem inteirinhas no casa de se dar mais tempo ao cozinhar as lulas. As mais finas tb fazem falta porque acabam por se desfazer um pouco e dar um optimo gosto na feijoada.

Qnd o tempo terminar adicione ao refogado as cenouras e o chouriço. Refogue por mais 1 min a temp 100º, vel colher inversa.

Adicione as lulas, a polpa de tomate, o vinho, a agua, a folha de louro, sal e pimenta.Programe 30 min, temp 100º, vel colher inversa.

Por fim adicione as latas de feijao (a de branco escorri o que consegui, a de manteiga deixei um pouco de molho para adicionar a feijoada), e umas gotas de piri piri (uso um da calve que é uma bomba!) e programe 8 min, temp 100º, vel colher inversa.


Acompanhar com arroz branco ( toda a vida me lembro de comer feijoada - qq uma - com arroz ) e muitooo paozinho!

24 comentários:

  1. Nunca comi feijoada de lulas mas como adoro lulas acredito que seja um óptimo prato!!
    Pelo menos tem óptimo aspecto!!
    Beijocas*

    ResponderExcluir
  2. Hummmmmmm
    que aspecto bom?
    Estou convidada a tirar?É que deve estar maravilhoso...
    Jinhos fofos

    ResponderExcluir
  3. Adoro lulas e por incrível que pareça nunca comi feijoada das mesmas.. mas parece excelente!
    beijinhos e bom fds (*.*)

    ResponderExcluir
  4. Olá Verdinha, adoro feijoada de lulas. Tenho uma cunhada que faz muito bem. Eu ando à procura da receita perfeita! Parece que hoje é o meu dia de sorte :) Obrigada e beijinho.

    ResponderExcluir
  5. Nossa tem uma cara ótima, nunca comi feijoada de lulas, mais fiquei com muita vontade de provar, vou anotar sua receita! Bjokas e um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  6. Por aqui nas minhas bandas faz-se a toda a hora mas é com choco...eu gosto das duas hehe

    ResponderExcluir
  7. Esse pratinho aí é uma delicia mesmo, tb adoro e já como há bastante tempo... :D
    Beijinhos doces de um óptimo fim de semana**

    ResponderExcluir
  8. Esta uma delicia gosto muito, já levo comigo
    bjssss

    ResponderExcluir
  9. Que delícia de feijoada. Aqui não Brasil não se usa muito feijões em lata. Deixamos de molho e cozinhamos por 40 minutos em pressão. Esse prato com certeza vou experimentar!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  10. Também sou grande fã e não dispenso o pão. Ponho fatias de pão no prato e ponho a feijoada por cima. É que me sabe bem :)

    ResponderExcluir
  11. Adoro feijoada! Esta ficou com otimo aspecto, ja me servia de 1 pratinho!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Por acaso não sou fã de feijoadas, apesar do meu homem adorar...:D A tua tem muito bom aspecto! bjinhos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  13. Mas que delica. Adoro estas iguarias. Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Adoro feijoada, de carne, de chocos, vegetariana e porque não experimentar uma de lulas...tb costumo congelar, é uma boa maneira de poupar trabalho e ter tempo para vir ao meu blog espreitar todos estes cantinhos maravilhosos.
    Bjs e bom fim-de-semana

    ResponderExcluir
  15. Olá,Verdinha,
    Essas lulas, está com um aspecto excelente.
    há muito tempo que não faço.


    Bjinhos,
    Bom fim de Semana

    ResponderExcluir
  16. Com lulas nunca comi, vou fazer, está com um aspecto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. apenas nao aprecio muito o feijao!! mas esta com optimo aspecto!!lulas adoro!!! beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Muito bom e ficou com um aspecto divinal :)

    beijocas grandes ;)

    ***

    ResponderExcluir
  19. mas que receita deliciosa, parabens....bj

    ResponderExcluir
  20. Foi hoje o nosso almoço,esta tua receita.
    Faz parte dos habituais da casa.
    Beijo

    ResponderExcluir
  21. foi o meu almoço no sabado mas fazemos ligeiranete diferente mas e tao boa
    também sempre com um arroz nao ha nada melhor
    beijinhos

    ResponderExcluir
  22. Muito obrigada pelas vossas palavras! Realmente é uma das minhas comidas preferidas... adoro!

    beijinhos!!

    ResponderExcluir
  23. Olá! Vim só dizer que fiz esta feijoada (apenas com umas ligeiras alterações) e é realmente uma delícia! O molho que se forma é fantástico para molhar o pão. Obrigada pela partilha. :) Beijinho

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde! Já fiz esta receita 3 vezes e nunca falha! É uma delícia! Obrigada! :)
    Cumprimentos
    Mónica

    ResponderExcluir

Comentários Verdes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...